Rua Vereador Nelson Cunha, 640 - Estoril Belo Horizonte, Minas Gerais
Orçamento por 

Começo este artigo com a velha questão. Montagem de vídeo ou edição de vídeo?

A verdade é que para muitos não faz a menor diferença, contanto que o vídeo esteja pronto e alcance o resultado pretendido.

Gosto de ver pronto, mas também sou do time que gosta de saber a ontologia e o sentido das palavras, talvez por isso você está aqui lendo este texto.

A palavra ‘montagem’ foi utilizada no contexto do cinema francês, interessado no realismo e no impacto artístico das obras cinematográficas no começo do sec. XX.

O montador seria alguém capaz de organizar as sequências e contar a história do filme, em algumas situações o diretor também podia ser o montador.

Enquanto a palavra ‘edição’ foi popularizada pelo cinema industrial norte-americano do mesmo período, onde a edição e o editor(a) eram mais um dos processos necessários para alcançar o resultado do produto/filme. Muitas vezes visto como o profissional que aperta os botões com destreza e eficiência para alcançar os objetivos do estúdio.

É mais comum escutar por aí edição de vídeo do que montagem de vídeo.

Talvez porque a maioria dos softwares de vídeo conhecidos no mundo ocidental são fabricados em inglês, com isso acabamos importando as nomenclaturas utilizadas pelos programas.

Até na busca pelo serviço podemos notar algo interessante, quando perguntam “você quer ser o montador do meu filme?”, logo entendo que estou dentro no processo criativo, que gostariam de saber o que penso sobre cada sequência, sobre cada camada.

Enquanto como editor geralmente é “Tem um job para editar, topa?” ou “o prazo da edição é apertado, vamos ter pouco tempo para fazer.”.

É claro que tudo sempre depende do planejamento do projeto.

Caberia aqui a clássica frase de Chicó, de Ariano Suassuna “Não sei, só sei que foi assim”.

O que este artigo aborda:

Montagem de vídeo ou edição? Qual a sua importância?

Como é o processo da montagem de vídeo

A primeira coisa a se fazer, após definir contrato, ler o roteiro e conversar com o diretor, é entender as especificações técnicas.

Qual câmera foi usada na filmagem? Qual o tamanho total dos arquivos? Quanto de espaço será necessário para armazenar e fazer backup?

Na montagem/edição existe um processo de aproximação das imagens, como se todas fossem parte de uma coleção que darão origem ao filme final. Algumas imagens são as melhores, outras engraçadas, outras tristes, imagens mais narrativas, imagens mais descritivas, e por aí vai.

É importante entender que seguem uma linha de tempo cronológico que foram filmadas e completam a mesma coleção. Cada frame é importante!

Aí, sim, começa a fase de assistir o material bruto e selecionar imagens. O importante é extrair o melhor e contar a melhor história possível. Criar intimidade com o material, inclusive selecionando o que aparentemente parece descartável, mas pode ser fundamental.

Palavras como cronologia, sequência, linear e não-linear também são importantes para compreender a arte de editar e/ou montar um vídeo.

Questões técnicas na montagem de vídeo

É impossível falar de montagem/edição de vídeo sem pensar em película, em como o processo era físico na moviola e como é hoje o processo digital com as famosas ilhas de edição, que nada mais são do que potentes computadores capazes de processar arquivos pesados, geralmente em um ambiente controlado, como um estúdio ou uma sala escura.

Logo é interessante entender um pouco sobre informática, tanto para montar uma boa ilha de montagem com configurações adequadas, quanto fazer a limpeza e dar pequenas manutenções caso necessário, ou ter um aliado nessas horas.

Antes a preocupação era com as películas, quantas seriam necessárias para filmar? Qual ISO? Como revelar e armazená-las adequadamente?

Hoje a preocupação de armazenamento é com os HD’s, SSD’s, nuvem e afins; com as altas taxas de transmissão de arquivo; se a conexão é firewire ou USB 3.0; qual codec é necessário para rodar o arquivo? Qual a maneira ideal de fazer backup?

Pode-se considerar um diferencial o montador/editor que compreende sobre os processos e etapas de um projeto audiovisual, principalmente nos setores tecnológicos da fotografia e do som.

Afinal a montagem só entra na fase de pós-produção, e será responsável por manusear, armazenar, montar e dar saída (exportar) para os arquivos do projeto.

Entendendo melhor a montagem de vídeo

Outras palavras que considero importante para compreender o universo da edição/montagem é justaposição, montagem paralela e experimentalismo, é impossível não citar os vanguardistas soviéticos quando penso nessas palavras, principalmente em Vertov, Eisenstein, Kuleshov, Pudovkin e Esfir Schub.

Outro movimento que considero importante para a montagem de vídeo são os filmes dadaístas, que romperam barreiras logicas e inauguram uma enciclopédia de novos efeitos, estilos e ideias.

Criar sensações, ampliar o sentimento e o desejo. Tudo isso é papel fundamental da montagem.

A Café Pingado Filmes e a montagem

Na Café Pingado Filmes já montamos diversos projetos, de longas-metragens a clipes musicais, de seminários a festivais, de vídeo performance a peças de teatro, de vídeos para internet a VSL.

Usamos o pacote Adobe na maioria das vezes para fazer nossas edições/montagens no Premiere e After Effects. Este também é um assunto nas rodas de montadores, qual o melhor software para edição de vídeos?

Na minha opinião o melhor é o que atende as suas necessidades e não atrapalhe o fluxo de trabalho. Hoje existem algumas boas opções no mercado além do Premiere.

Cada projeto tem sua particularidade, sua identidade e seu desejo. Muitas vezes o projeto escolhe o montador, por suas crenças, referências, habilidades, portfólio e ciclos sociais.

Já entendemos que o montador é uma peça fundamental para o projeto, pois será quem cuidará do projeto filmado e será o elo entre as equipes de finalização, tais quais mixagem, trilha sonora, color e efeitos especiais.

Ao final, teoricamente, ele vai renderizar e exportar o projeto final em seus diversos formatos a depender da necessidade.

Além de criar um arquivo com a menor compressão possível para futuras conversões.

Um novo assunto são as imagens geradas por IA na edição de vídeos, tanto para efeitos especiais quanto para criação de vídeos que compões um vídeo final.

Ainda é cedo para afirmar qualquer coisa, eu considero interessante e, ao mesmo tempo, intrigante. Um mar de possibilidade se forma logo a frente, como os dadaístas quando chegaram.

Espero que no futuro não seja cult filmar com atores reais.

Caso queira trabalhar com a Café Pingado Filmes, Solicite um orçamento de montagem.

Para outros artigos do nosso blog.

Como escrever um bom roteiro audiovisual

Inscreva-se no canal da Café Pingado Filmes no Youtube.

Livros que considero fundamentais para montagem de vídeo

1 – O sentido do filme (Sergei Einsentein, 1929/1990)

2 – A forma do filme (Sergei Einsentein, 1929/1990)

3 – Minha vida é o cinema (Esfir Chub, trad. Priscila Marques, 2022)

4 – O que é cinema? (Andre Bazin, trad. Eloisa Araujo Ribeiro, 2018)

5 – Num piscar de olhos (Walter Murch, 2004)

Aqui uma lista de 10 filmes para apreciar a montagem

1 – Limite (Mario Peixoto, 1931)

2 – Um homem com a câmera (Dziga Vertov, 1929 )

3 – Jardim de guerra (Neville de Almeida, 1972)

4 – As pequenas margaridas (Vera Chytilova, 1966)

5 – Quando explode a vingança (Sergio Leone, 1971)

6 – Tudo é Brasil (Rogério Sganzerla, 1997)

7 — W.R Mistérios do organismo (Dusan Makavejev, 1971)

8 – Orí (Raquel Gerber, 1989)

9 – O fantasma da liberdade (Luis Buñuel, 1974)

10 — Festa de família (Thomas Vinterberg, 1998)

Serviços

Somos especializados em conteúdo digital, criação de roteiro, direção audiovisual, inscrição de projetos, montagem e pós-produção, produção audiovisual.

Solicite um orçamento

Orçamento por 
Orçamento por 
Orçamento por