Rua Vereador Nelson Cunha, 640 - Estoril Belo Horizonte, Minas Gerais
Orçamento por 

Neste artigo falaremos sobre a escolha perfeita do equipamento audiovisual para o seu projeto.

Este é um assunto complexo, são muitas variáveis que vão determinar o equipamento audiovisual ideal a ser comprado, alugado ou emprestado para cada projeto.

Talvez o mais importante seja identificar qual o tipo de produção (ficção, documentário, curta-metragem, longa, show, clipe, transmissão, filmagem de teatro, institucional, etc.), quantos dias de filmagem? Qual o tamanho do seu orçamento? Onde este vídeo será exibido? Dito isso, o “céu é o limite”!

O que este artigo aborda:

Como escolher o equipamento audiovisual ideal para o seu projeto

Sobre valores e possibilidades de equipamento audiovisual

Equipamentos audiovisuais costumam ter um valor elevado, por uma série de fatores como taxas e impostos que são aplicados nesse tipo de produto por envolver tecnologia e fabricação em outros países.

A aquisição de um mesmo equipamento importado pode variar em mais de 100% de economia no seu valor final. Uma possibilidade interessante é guardar recursos e aproveitar viagens internacionais para adquirir novos equipamentos. Se for objetos pequenos é possível pedir para alguma amizade viajante, isso pode fazer total diferença no seu orçamento final e ao longo das suas produções.

É sempre bom ficar de olho nas regras de valores e quantidades permitidas em cada país para trazer seu produto/equipamento sem dor de cabeça, seja uma câmera, um equipamento de áudio, acessórios diversos, tripés, monitor, estabilizador e uma infinidade de equipamentos que podem fazer a diferença na sua produção.

Outra opção é encontrar uma importadora especializada em equipamento audiovisual na sua cidade. Muitas vezes essas importadoras costumam cobrar 30% em cima do valor do produto, tornando ainda sim muito vantajosa a compra. Seja pela segurança ou pela experiência em indicar produtos e novidades do mercado internacional.

Uma terceira opção, se você mora longe dos grande centros onde não há lojas especializadas, é buscar na internet, é importante sempre verificar a autenticidade da loja e fazer pesquisa de mercado. Recomendamos usar Amazon ou Mercado Livre, por exemplo. Assim você garante a possibilidade de troca e reclamação facilitas pelas plataformas.

Ou se for mais experiente e confiante vá pelo AliExpress! Principalmente se este for um equipamento até $50,00.

A opção mais comum e usada no mercado é o aluguel de equipamento audiovisual, pois cada projeto tem uma demanda específica.

Os equipamentos definirão, por exemplo, a quantidade de pessoas na equipe, afinal não adianta alugar o corpo de uma câmera de última geração, sem ter equipe especializada para manuseá-la, ou capacidade de armazenamento dos arquivos gerados em HD para trabalhar com este tipo de equipamento.

Recomendamos fazer uma busca em sua cidade por “locadora de equipamento audiovisual”, assim você vai poder levantar uma lista e fazer uma pesquisa de mercado aprofundada.

Uma última opção para ter equipamentos audiovisuais na sua produção é conseguir emprestado com amigos e parceiros. É sempre interessante contar com parcerias que possam emprestar sem custo ou até mesmo a custos reduzidos conforme o seu orçamento disponível.

Aqui na Café Pingado Filmes, mantemos uma cultura de colaborar com diversas produções culturais, seja emprestando um tripé profissional, uma lente, ou um kit de 3 Tabelas (favoritos dos pedidos de empréstimo amigos.)

É sempre importante manter boas relações com seus parceiros e locadoras de equipamento audiovisual, cuidar bem dos equipamentos, devolver no prazo estabelecido, limpar e checar o funcionamento antes de devolver, são algumas práticas importantes para quem aluga ou pega emprestado.

Feita essas considerações, vamos para o que realmente é importante.

Quem escolhe o equipamento audiovisual

Normalmente quem escolhe o equipamento audiovisual mais adequado para a produção são os chefes de cada setor, ou seja, o(a) chefe da direção de fotografia em conjunto com a direção escolherá a melhor opção de câmera, a partir disso a direção de fotografia fará a lista de equipamentos de câmera e iluminação, e o mesmo para os equipamentos de som.

É de suma importância alinhar com a equipe de produção executiva os valores disponíveis para compra e locação de equipamento. Assim, o/a responsável pela lista de equipamentos poderá refletir a partir dessa informação sobre quais equipamentos serão mais úteis e necessários para a produção.

No caso de câmera, aqui vão algumas dicas que usamos para escolher a mais adequada. São vários fatores determinantes e ao responder algumas perguntas estaremos cada vez mais perto da resposta.

Que tipo de textura buscamos? Analógica? Digital? É possível fazer na pós, caso a escolha seja o analógico? Quanto de cartão de memória e HD será necessário para filmar na melhor qualidade disponível da câmera? Qual a extensão do arquivo a câmera gera para cada vídeo? Qual o valor da diária do kit completo do equipamento? Quais tipos de acessórios se encaixam nessa câmera? Qual é o encaixe de lente? Vai precisar de adaptador de lente? Será Full-Frame? Vai ter iluminação? Filma bem com pouca luz? A câmera esquenta muito? Tem cena com câmera lenta? Será necessário algum equipamento de movimento extra de câmera? O arquivo é adequado para a pós-produção de imagem?

Essa são algumas considerações práticas que a direção de fotografia considerará para escolher o equipamento de câmera ideal para o projeto.

A partir da escolha da câmera fica mais fácil escolher os acessórios e demais equipamentos. Outras perguntas surgirão.

Quais tipos de lente serão necessárias para atender todas as escolhas da direção? Qual tipo de movimentos estão previstos no plano de filmagem? Tem orçamento para foco eletrônico à distância? Qual tripé suporta a câmera escolhida? Qual a autonomia de bateria da câmera? Além do monitor, terá vídeo assiste?

Uma questão que o profissional da fotografia considerará sobre o equipamento audiovisual é sobre o tamanho de sua equipe, quantos assistentes de câmera, maquinistas e eletricistas estarão disponíveis.

Terá um profissional para fazer o logger e outro para vídeo assiste ou será algum dos assistentes o responsável?

Essas questões serão essenciais para escolher o equipamento de iluminação. O ideal é entender as necessidades do projeto e fazer uma lista “enxuta”, tanto para locomover com o equipamento quanto para economizar no orçamento.

Entender as necessidades do projeto significa saber se a maioria das cenas são externas ou internas; se terão mais luzes diretas (duras) ou espalhadas (difusas); que tipo de acessórios serão utilizados como bandeiras, garras, trilhos, grua, dentre outros; em qual o equipamento será transportado como Kombi, van ou caminhão.

Agora pensemos nos equipamentos de som. O técnico responsável levantará algumas questões que vão influenciar na sua escolha. As principais são: quantos personagens e fontes sonoras estarão presentes em cada cena? As cenas serão gravadas em externas, internas, estúdio ou algum lugar específico? Quais tipos de microfones serão necessários (shotgun, lapela, condensador ou dinâmico)? Quais as condições acústicas do ambiente? Qual a melhor interface de áudio e gravador?

Além desses equipamentos, existem outros compartilhados por toda a equipe, como é o caso dos rádios comunicadores, equipamento essencial para o bom desempenho a depender da necessidade de cada produção.

Outra questão importante é saber quantas diárias serão necessárias para filmar todo o roteiro, essa informação é essencial para fazer o cálculo do valor total para o aluguel.

Ficaria assim: Valor unitário da diária x Número de diárias = Valor total. Não se assuste!

Agradecemos por ler até aqui. Gostaríamos de lembrar que equipamento bom é o que temos disponível ao nosso alcance para filmar a qualquer momento!

Serviços

Somos especializados em direção audiovisual.

Solicite um orçamento

Orçamento por 
Orçamento por 
Orçamento por