Rua Vereador Nelson Cunha, 640 - Estoril Belo Horizonte, Minas Gerais
Orçamento por 

A direção audiovisual nas obras da Café Pingado Filmes é um assunto que sempre nos coloca em movimento e nos põe a pensar. Escolher uma equipe de direção adequada ao estilo do projeto é de grande importância para o sucesso do mesmo.

Olá, trabalhadores do audiovisual, fazedores de cultura, técnicas e técnicos de todas as áreas, parceiras e parceiros, clientes e, principalmente leitores deste artigo e público. 

Nesse texto abordaremos sobre a importância da equipe de direção audiovisual e seus principais aspectos nas obras de vídeo da Café Pingado Filmes.

Antes de prosseguir é importante ressaltar que acreditamos que cada processo, cada projeto, cada equipe e cada história têm suas particularidades e maneiras de serem conduzidas pela direção audiovisual de um projeto.

Acreditamos também em um trabalho colaborativo, feito a várias mãos, onde as pessoas envolvidas deixem a sua marca, independente da área de atuação na equipe audiovisual. 

Feito essas considerações vamos para o assunto principal, a direção audiovisual nas obras da Café Pingado Filmes.

O que este artigo aborda:

Qual a importância da direção audiovisual?

O trabalho da direção audiovisual

O trabalho da direção audiovisual pode ser considerado um dos pilares de uma obra, pois será a partir do ponto de vista subjetivo e técnico do artista e/ou profissional e sua equipe de direção, que se dará o direcionamento para todas as outras equipes técnicas do projeto. 

Antes de mais nada, é importante compreender qual o ponto de partida para essa direção audiovisual, se é um trabalho autoral, onde a direção também é autora do roteiro e tenderá a ter mais autonomia sobre a obra, ou se o roteiro é uma obra encomendada que será dirigida por outro artista/profissional, que terá autonomia, mas também atender interesses diversos das entidades envolvidas tais como autores, roteiristas, produtoras, clientes ou editais. 

Tudo dependerá de acordos estabelecidos e assinados por ambas as partes.

Em ambos os casos é importante que a direção audiovisual tenha autonomia criativa para coordenar um trabalho tão complexo e importante em uma produção, seja ela cinematográfica ou de vídeo, afinal boa parte do resultado da obra será guiado pelo olhar da direção.

É importante ressaltar que existem vários modelos de equipe e gestão de projeto que influenciarão no trabalho e no resultado da direção audiovisual.

A equipe de direção audiovisual

A equipe de direção audiovisual em nossos projetos tendem geralmente a ter de 2 a 3 pessoas, sendo elas o/a artista/profissional que assumirá a direção e os/as assistentes de direção, que serão responsáveis em auxiliar o trabalho da direção em diversas áreas, colaborando para criar um elo entre a equipe e a direção e, ao mesmo tempo, filtrar as informações mais relevantes para a direção.

O assistente de direção audiovisual é fundamental para o bom andamento de um projeto em todas as etapas, consideramos este membro como o braço direito do diretor, pois a sua função vai além de controlar as importantíssimas planilhas, seu trabalho é colaborar com a direção em todas as dimensões possíveis.

Essa equipe pode chegar a ter 4 ou mais assistentes com atribuições diversas, a depender da complexidade e número de pessoas envolvidas durante todo o projeto. E também poderá contar com um continuísta, e um profissional para criar o storyboard da obra.

Responsabilidades da direção audiovisual e seus assistentes de direção

As principais atribuições da direção audiovisual são: estar presente e acompanhar todo o processo do início ao fim, seja na realização do roteiro ou após a escrita do mesmo.

É a partir do roteiro que tudo começa, é importante ressaltar que o roteiro é a obra literária antes da obra audiovisual propriamente dita.

Com o roteiro em mãos, a direção começa a fazer leituras e marcações no roteiro, de modo a encontrar um caminho para a realização da obra. Geralmente a direção tem autonomia para escolher membros da sua equipe, principalmente as cabeças de cada setor.

Após a leitura do roteiro e marcações começará a temporada de reuniões com todas as equipes, dando início à pré-produção do projeto. Primeiro, com a equipe de produção executiva e direção de produção, e logo depois, com o/a assistente de direção que começará a dar apoio nas discussões e análises técnicas junto a direção.

Um primeiro estudo será feito em cima do roteiro e dará início à documentação e planejamento necessário para a realização.

“Análise técnica”, “Ordem do dia”, “Mapa de transporte”, “Lista de contatos detalhada”, são alguns dos documentos que surgirão a partir dessa primeira etapa. A equipe de assistência de direção, em conjunto a equipe de produção, começarão a desenhar caminhos para a realização do filme.

Nessa fase, onde se inicia o filme, logo após a escrita e análise do roteiro, chamamos de pré-produção, onde os demais membros da equipe serão contratados e inseridos no projeto.

Se iniciará um processo extenso de reuniões, leituras, pesquisa de roteiro e atendimento específico de cada setor do filme. Cada departamento terá demandas específicas, sendo trabalho da direção juntamente com a produção, mapear e resolver essas demandas para o projeto continuar.

Além disso, dará início a fase de escolha e visita técnica das locações, ensaio de atores e câmera, aluguel de equipamentos que são questões que passarão muitas vezes pela equipe de direção audiovisual e seus assistentes.

É importante ressaltar a importância dos assistentes de direção (também conhecidos como, ADs) na condução e organização logística diária de um bom set, na garantia de coordenar o cronograma que esteja no planejamento adequado, no tratamento com atores/atrizes e figurantes, entre muitas outras atribuições que vão surgindo durante o processo.

Bom lembrar que um assistente deve auxiliar o trabalho do outro para o trabalho fluir melhor.

Importante também ressaltar o trabalho do continuísta, técnico responsável pela continuidade entre um plano e outro dentro da mesma cena. Trabalho muitas vezes desenvolvido por um dos assistentes quando não tem um profissional dedicado a essa atividade na equipe.

A direção audiovisual na Café Pingado Filmes

Na Café Pingado Filmes trabalhamos de várias formas, a depender do projeto e suas características.

Já trabalhamos com modelos mais tradicionais, com hierarquias mais rígidas, grandes equipes setorizadas, roteiros clássicos e modelos menos hierarquizados e previsíveis, normalmente mais colaborativos, com equipes reduzidas, roteiros mais abertos, adaptando a necessidade do projeto e da obra.

O trabalho da direção audiovisual é transmitir para a obra final os sentimentos contidos no roteiro, em caso de haver roteiro definido, ou também conduzir a equipe e nutrir um ambiente propício à criação onde a direção conseguirá transmitir o seu ponto de vista através das filmagens das cenas.

Fortalecendo sempre pontos de vista sobre o tema abordado.

É responsabilidade da direção audiovisual trabalhar e prestar atenção nas várias camadas do filme, tais como desenvolvimento da narrativa, dos personagem, diálogo, som ambiente, trilha sonora, iluminação, movimentos de câmera, cor, montagem, efeitos visuais e muitos outros. De modo a criar diálogo com todos os setores envolvidos.

Acreditamos que a direção audiovisual tem um papel fundamental não só em conduzir a narrativa, mas também de ser um ponto de intersecção entre as direções do filme e suas respectivas equipes: equipe de direção de fotografia, direção de arte, direção de som, direção de produção e de finalização.

Visando sempre tomar decisões que sejam benéficas para a equipe e para a obra como um todo, a equipe de direção audiovisual deve estar sempre alinhada com os desejos do projeto.

A direção audiovisual está geralmente envolvida em todas as etapas do processo, desde os primeiros passos, as vezes até mesmo antes do roteiro, passando por toda a execução das etapas de pré-produção até a montagem, e pós-produção da obra. Isso garante sua autenticidade e qualidade.

Serviços

Somos especializados em direção audiovisual.

Solicite um orçamento

Orçamento por 
Orçamento por 
Orçamento por